Fumacê do Descarrego

Grupo RADIAL (Alexandre Vogler, Tatiana Roque, Luis Andrade e Ronald Duarte)

19/05/2018

A KM7 traz à Nova Friburgo no sábado, dia 19 de Maio, o Grupo Radial com a Interência Urbana de Arte Pública intitulada ''Fumacê do Descarrego''. Trata-se de uma defumada móvel realizada pelos Artistas Alexandre Vogler, Ronald Duarte, Luis Andrade, Erikson Pires(in memorian) e a Filósofa Tatiana Roque. A Escultura que lembra uma Lareira de grande dimensão feita com ferro e alumínio foi executada em Nova Friburgo e descerá a Serra direto para o Praça Tiradentes no Rio de Janeiro onde ao lado, no Centro Carioca de Design, a escritora participante do grupo Radial, Tatiana Roque estará lançando o seu livro "Erotismo e Risco na Política" às 16h. Integrantes do grupo e artistas voluntários queimam, em cima da caçamba do caminhão em movimento, 100 kg de defumador em uma grande chaminé de metal construída sob a forma de um tablete de defumador.

A queima, inspirada nos carros-pesticidas usados na erradicação da dengue, exerce a limpeza espiritual da cidade provinda da queima das ervas que compõem o defumador – alecrim, benjoim, alfazema e mirra.

Inicialmente produzido para integrar as atividades do Colóquio Resistências, ocorrido no Cine Odeon em Outubro de 2002, o trabalho naturalmente adquiriu a forma dos antigos “corsos” do carnaval carioca (onde foliões dançavam, batucavam e cantavam em cima de carros no começo do século) e desde então defuma a cidade em longos trajetos no Carnaval carioca.

Além das datas carnavalescas, o Fumacê foi apresentado nas mostras Festival De Wereld van Witte de With, Roterdã / Holanda (2003); Carnaval da Lata / Bloco do Relógio, Pau Grande / RJ (2004 e 2005); La Nui Blanche, Paris (2005); Evento Carioca da Gema, RJ (2005); Fat Form, Amsterdam (2010); Capacete, Portikus – Frankfurt, Alemanha (2013), entre outros.